“Turismo cultural no Nordeste” será tema de audiência pública solicitada pela deputada Luizianne Lins

turismo blog

O fortalecimento do turismo cultural na região Nordeste. Esse será o tema de uma audiência pública a ser realizada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que aprovou hoje (08.04), por unanimidade, requerimento de autoria da deputada federal Luizianne Lins que solicitava a reunião. A data e o local da audiência pública serão definidos em breve. Segundo Luizianne, o objetivo da audiência é avaliar as ações do poder público no desenvolvimento do turismo na região e discutir alternativas para fortalecer viés cultural da atividade.

“Nós incluímos nesse viés cultural aspectos da gastronomia, do patrimônio histórico e cultural, das atividades e eventos artísticos e esportivos, além da convivência sustentável com o meio ambiente”, explica a deputada.

Dados do Ministério do Turismo divulgados no último dia 11 de março mostram que a maior parte dos brasileiros que têm intenção de viajar nos próximos seis meses escolheu um destino no próprio País (73,2%) e que o Nordeste se apresenta como opção preferida para 45,1% dos entrevistados. Sem falar nos feriadões que se seguirão ao longo deste ano e que vão injetar cerca de R$ 4,2 bilhões no turismo nordestino.

Para a audiência, serão convidados representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional do Turismo, dos governos dos nove estados da região, das prefeituras das nove capitais nordestinas, parlamentares e entidades da sociedade civil. De acordo com Luizianne, fomentar alternativas que fortaleçam o turismo cultural é imprescindível, sobretudo pelo potencial antagonismo com práticas não-desejáveis como a exploração sexual de crianças e adolescentes e a degradação ambiental.

“Esses casos de exploração sexual e degradação ambiental ocorrem quando declina a atenção e o investimento dos agentes públicos”, destaca. “Não é só a repressão e as eventuais  prisões que vão resolver o problema da exploração da prostituição, por exemplo. É um problema eminentemente cultural. E a gente combate isso agregando valores ao turismo que é praticado na nossa região e em nosso país. Por isso que é fundamental agregar valores como o turismo cultural, o turismo religioso, etc”.

Luizianne defende que é fundamental superar o binômio sol e mar, tão característicos da região. “É como se a gente tivesse apenas isso. Mas a gente tem isso e muito mais. Nosso povo por si só é uma atração turística. O povo nordestino é um povo caloroso, inovador, que acolhe bem”.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s