Iniciativa da deputada Luizianne, Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude é instalada na Câmara

11043148_811602338917622_5256909029017866905_nFoi lançada na manhã da última quinta-feira a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude. Iniciativa do mandato da deputada federal Luizianne Lins, a frente é uma articulação suprapartidária formada por membros da Câmara dos Deputados, com o objetivo de promover o aprimoramento da legislação federal e repercutir as políticas públicas ligadas ao tema.

Além de Luizianne, compuseram a mesa os deputados federais Aliel Machado (PCdoB/PR), vice-presidente da frente, e Reginaldo Lopes (PT/MG); a senadora Fátima Bezerra (PT-RN); Gabriel Medina, secretário nacional de juventude da Secretaria Geral da Presidência da República; Mirele Cardoso, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE); Angela Guimarães, presidente do Conselho Nacional da juventude; e Djair Soares, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

“Chegando aqui na Câmara Federal a gente percebeu que era importante a manutenção de uma frente parlamentar de apoio às políticas para a juventude”, afirmou Luizianne. “E como não tem nenhuma comissão permanente que trate especificamente do tema da juventude, que é uma parcela significativa da população brasileira e um setor social ainda muito fragilizado do ponto de vista das proteções sociais e das políticas públicas, nós entendemos a importância de recriar essa frente nessa 55ª legislatura”.

Segundo Luizianne, a atual conjuntura na Câmara Federal é pautada por recuos, como a retomada da votação da redução da maioridade penal; e por avanços como a CPI que vai investigar as mortes de jovens negros e pobres no Brasil. “A gente acha que essa frente vai ser importante pra gente repercutir as políticas públicas do ponto de vista do Congresso Nacional, já que vai se tornar uma frente mista, porque o Senado, através da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), também entrou nessa comissão. Ela vai recolher as assinaturas”, destacou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre os primeiros pontos de pauta da frente, estão a revisão do Plano Nacional de Juventude e a reforma do ensino médio, que terá prioridade já na próxima reunião. “Hoje, o primeiro passo que nós temos de fazer é o que foi feito com o ensino fundamental, que é universalizar o ensino médio para que o jovem”, explicou Luizianne. 

Sobre o lançamento da frente, Luizianne avaliou como positiva a reunião. “Foi um grande lançamento, com uma representativa participação da sociedade civil e com a participação de vários deputados, de vários partidos, o que reafirma o caráter suprapartidário da discussão”.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s