A Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude será instalada nessa quinta-feira, dia 5, na Câmara dos Deputados. A frente é uma iniciativa da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que deseja reforçar a abordagem do tema no parlamento.
“As legislaturas anteriores criaram instrumentos legais, como o Estatuto da Juventude, que precisam de permanente diálogo para sua progressiva aplicação”, defende Luizianne. Sobre a ação do poder público, a deputada diz que é preciso convencer governos sobre a importância das políticas públicas de juventude para nossos estados e municípios.“O foco é a garantia de mais possibilidades para a população jovem na construção de suas trajetórias de emancipação com qualidade de vida nos vários aspectos: educação, empregabilidade, acesso ao esporte e Cultura, direito à sociabilidade, isso é decisivo para o desenvolvimento nacional”, afirma.
Quando foi prefeita de Fortaleza (2005-2012), Luizianne instituiu a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e o Fundo Municipal de Juventude, além de espaços de participação direta dos jovens como o Orçamento Participativo da Juventude, Congresso, Conferências e Festivais.
O resultado dessas ações foi a criação da lei do Plano Municipal de Juventude, a construção dos maiores centros de juventude da América Latina – os Centros Urbanos de Cultura e Arte (CUCAs) e a implantação de novos programas que atenderam diretamente mais de 80 mil jovens.
A reunião de instalação acontecerá às 10h30min, no anexo II, na ala das comissões. Além de deputados e senadores, o secretário Nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina (foto), e representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Conselho Nacional de Juventude confirmaram presença.
Crédito da foto: Agência Brasil