Luizianne pede suspensão do cronograma do Enem

A deputada Luizianne Lins deu entrada em uma nova proposta para revogar os cronogramas do Enem divulgados pelo Ministério da Educação. A iniciativa foi motivada pela falta de transparência do desgoverno Bolsonaro sobre a situação pedagógica e ações governamentais voltadas especialmente a candidatos pedagogicamente prejudicados.

adia enem

Na justificativa, Luizianne pede o adiamento do concurso para que se possa garantir igualdade na concorrência por vagas nas universidades brasileiras. A deputada reforça que metade dos estudantes não têm acesso à Internet com regularidade, portanto não possuem os meios adequados para o estudo durante o isolamento social.

Muitos candidatos sequer possuem ambiente para o estudo e diversos são os relatos de falta de equipamentos tecnológicos para assistir às aulas, situações que inevitavelmente provocariam desigualdade entre os concorrentes.

“O desgoverno Bolsonaro é indecente e quer realizar o ENEM durante uma pandemia em um país com 46 milhões de pessoas sem acesso à internet! Qual o tempo e os recursos disponíveis para estudantes que mobilizam a energia para cuidar de si e dos seus?”, questionou Luizianne.

Acompanhe: https://bit.ly/2WuVeil

 

ARTIGO | Homenagem à Dona Rosa (Planalto Ayrton Senna)

Com carinho, para Dona Rosa.dona rosa

” Antoin Carlos! Desce aí, vamos tomar um café e conversar meu filho!

Era assim que Dona Rosa nos recebia em sua modesta residência no Planalto Airton Senna, bairro já limitrofe com Maracanaú.

Evidente, por nenhuma frescura, mas por uma labirintite que me tirou alguns prazeres da vida, dentre eles o café, ali, eu abria sim uma enorme exceção. Não importa o arriscar de ver o mundo rodando ou não, não é tão automático, mas a o motivo era mais que nobre. Fazer uma desfeita com essa gente, que faz tudo pela nossa luta, sejam eleitorais ou não, jamais.

E assim, sentava, o cachorros se chegavam e entre uma golada pequena disfarçada de grande e outra de café, Dona Rosa começava. Primeiro com o “xingamento sagrado” ao monstro, a esse “satanás” que tá na presidência. Motivos de sobra tem o povo para tanta indignação. Mas indignação consciente como a da Dona Rosa, por vários motivos, é um artigo meio raro, a máquina de esmagar, alienar gente, tem uma força grande. E o papo continuava:

– Meu filho e isso e aquilo, como tá fulano, cicrano, nossa guerreira Luizianne, Elmano, Ronivaldo, Lana, etc, etc?
– Como vamo fazer pra tirar essa gente ruim do poder Antoin Carlos?

E assim o papo fluía, eu mais escutava que falava, aprendia que ensinava. Tava ali mesmo a resposta. Em carne e osso, em dignidade, determinação, estatura pequena (ao me abraçar, alcança minha barriga) grandeza moral, incalculável.

– Meu filho, mas vai dar certo, a gente tem é que lutar mesmo, se unir. Tem esse povo que prefere tá sofrendo sem lutar, mas vamos fazendo nossa parte, né Antoin Carlos!

Como escrever isso sem chorar? Impossível. Seu Elias, Dona Rosa e tantos outros e outras lutadoras do povo, gente muito, humilde, muito pobre materialmente. Se a minha vida fosse de um dia somente, e nesse dia tivesse conhecido e lutado com vocês, como lutamos em tantos, eu já seria o ser humano, mais feliz do mundo.

Descansa em paz Companheira, a luta continua, menos alegre, mas só lembrar do seu sorriso, já desabrocha em nós a beleza agrada das e dos lutadores que nos reenergiza para a caminhada.

Antonio Carlos (Professor  e membro do Diretório Estadual do PT-Ceará.)

Covid19: Luizianne propõe ampliação de parcelas do seguro-desemprego

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) propôs emenda à Medida Provisória (MP) nº 958/2020 para que empregados demitidos durante o período de ocorrência do Estado de Calamidade Pública, reconhecido por meio do Decreto Legislativo nº 6, de 2020, recebam três parcelas a mais do seguro-desemprego, além das que já teriam direito pela legislação trabalhista. Se aprovado, o benefício deve vigorar até 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado a critério do Ministério da Economia.

Para Luizianne, diante do quadro de incerteza devido à pandemia do coronavírus, é urgente reforçar os instrumentos mitigadores da crise no mercado de trabalho. E o seguro-desemprego ainda é o principal instrumento de proteção para os trabalhadores em condição de desemprego. Se nas condições “normais” da economia o tempo de procura por emprego já era elevado, agora o problema se agravou. “Portanto, cabe implementar a ampliação do tempo de cobertura do seguro-desemprego, de modo a amortecer os impactos desta que é a mais grave crise econômica do século”, afirma a deputada.

Covid19: Deputada Luizianne propõe isenção de parcelas de programas de microcrédito

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) apresentou emenda à Medida Provisória (MP) nº 958/2020 propondo que os beneficiários do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) fiquem isentos do pagamento de empréstimos feitos às instituições operadoras e credenciadas ao PNMPO. Um exemplo é o programa Crediamigo, do Banco do Nordeste

A isenção do pagamento valerá para as parcelas vencidas e a vencer até 28/07/2020, podendo ser prorrogado por mais três meses, a critério do Poder Executivo. Os custos devem ser assumidos pelo Tesouro Nacional.

Para a deputada, os micro e pequenos empreendedores estão hoje entre os mais vulneráveis à pandemia da COVID 19, sofrendo com a interrupção ou redução drástica de seus negócios e de sua renda. Todos, certamente, estão impossibilitados de manter a adimplência de seus compromissos com instituições financeiras que lhes proporcionaram esses recursos.

“Visando a que esse pequeno empreendedor não feche as portas em definitivo e, ainda assim, continue com a dívida é fundamental a isenção de parcelas nos programas de microcrédito. Dessa forma, além de fomentar a economia pós-COVID19, evita-se o crescimento da taxa de desemprego já bastante elevada no país”, afirma Luizianne.

Live da Lôra: Luizianne conversa com Haddad e João Alfredo

WhatsApp Image 2020-05-02 at 09.52.32O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação do Governo Lula, professor Fernando Haddad, bateu um papo com a deputada federal Luizianne Lins na Live da Lôra da última segunda, 04/05. Luizianne fez uma série de perguntas a Haddad, principalmente sobre sua avaliação a respeito de como o Brasil e os brasileiros estão enfrentando a pandemia do coronavírus. Na opinião do ex-ministro, se tivéssemos um presidente e um governo realmente competente e comprometido com o povo, os brasileiros não estariam sofrendo tanto.

“O quanto de sofrimento estaria sendo evitado se nós tivéssemos um gabinete de crise no governo, uma liderança capaz de coordenar as ações no plano federal com os governadores, com os prefeitos, com os reitores das universidades, com os presidentes dos centros de pesquisa, com os próprios pesquisadores, com os diretores de hospitais públicos e privados, enfim, se tivéssemos um comandante imbuído na tentativa de dar ao povo o que o país tem de melhor”, assinalou Haddad, depois de agradecer a votação expressiva que teve no Ceará (mais de 70%) nas eleições presidenciais de 2018.

Luizianne, por sua vez, ressaltou o deboche, o descaso e a irresponsabilidade com que o desgoverno Bolsonaro conduz a crise. “Bolsonaro é um dos principais responsáveis pelas mortes em decorrência da covid19, principalmente pelas fake news disseminadas pelo Gabinete do Ódio, pela falta de investimentos no SUS, pela não cooperação com os governadores e pela demora e recusa proposital do pagamento do auxílio emergencial. Demorei a acreditar, mas ele está apostando no caos”, salientou a deputada.

WhatsApp Image 2020-05-07 at 11.00.09Na live desta sexta, 08/05, o professor, ex-deputado e militante dos direitos humanos e do meio ambiente João Alfredo destacou as implicações ambientais da pandemia do coronavírus. Ele também salientou o processo de retrocesso que o Brasil está vivendo desde o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, passando pela prisão do ex-presidente Lula e chegando à eleição de Bolsonaro. “Vivemos em um país que é hoje párea no mundo, somos o segundo em infecções pela covid19, mas temos um antipresidente que marca um churrasco com 30 pessoas no fim de semana. Parte da sociedade foi acometida por um surto de imbecilidade que permanece até hoje, um fanatismo para com um indivíduo que reúne em torno dele tudo o que há de pior”, afirmou, defendendo a união das esquerdas pelo fim do desgoverno Bolsonaro e alertando para o risco de um “autogolpe” de Bolsonaro.

A deputada Luizianne destacou o quão gratificante era debater várias questões com João Alfredo, companheiro de lutas passadas. Ratificou a necessidade cada vez maior, principalmente em um contexto de organização da extrema direita, de união de forças contra um desgoverno que está destruindo o Brasil. “Precisamos pensar também no Brasil e no mundo pós-pandemia. Muita coisa está mudando e por tudo isso a luta vai ser ainda maior”, afirmou a deputada.

A proposta é que a Live da Lôra, transmitida pelo Instagram e Facebook do mandato (@deputadaluiziannelins e https://www.facebook.com/deputadaluiziannelins/ ) aconteça sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h.

Para rever as lives realizadas com Haddad e João Alfredo clique nos links abaixo:

https://www.instagram.com/p/B_yIOSTHtHv/

https://www.instagram.com/p/B_8dyoQnG4X/