O Núcleo de Mulheres Parlamentares do PT na Câmara dos Deputados divulgou hoje uma nota de pesar pelo falecimento de Luiza Bairros, uma grande lutadora social, companheira incansável do movimento feminista e referência internacional no combate ao racismo.
Confira o texto:
NOTA DE PESAR
Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento de nossa companheira Luiza Bairros, ex-Ministra do Governo Dilma, ocorrido na manhã desta terça-feira, na cidade de Porto Alegre.
Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e referência internacional no combate ao racismo, também foi incansável companheira dos movimentos feministas e de mulheres em sua luta por igualdade de gênero.
Ocupava desde 2008 a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, no Governo Jaques Wagner, quando foi convidada pela Presidenta Dilma Rousseff a participar de seu Ministério.
Entre 2011 e 2014, período em que esteve à frente da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), atuou para consolidar as ações da pasta em torno de um sistema nacional, o SINAPIR.
Apesar da perda irreparável, seu legado como pessoa pública e como militante negra e feminista seguirá vivo, inspirando nossa longa caminhada rumo à igualdade!
Luiza Bairros presente!
Brasília, 12 de julho de 2016
Dep. Ana Perugini
Dep. Benedita da Silva
Dep. Erika Kokay
Dep. Luizianne Lins
Dep. Margarida Salomão
Dep. Maria do Rosário
Dep. Moema Gramacho
Núcleo de Mulheres Parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados