Luizianne pede abertura de inquérito para apurar autoria de cartazes apócrifos

Frente Parlamentar Criança e Adolescente

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) protocolou, na manhã desta terça-feira, na justiça eleitoral, um pedido abertura de inquérito para apurar a autoria de cartazes apócrifos que foram espalhados em praças e terminais de ônibus do Centro e de outros bairros de Fortaleza. Os cartazes traziam injúrias e calúnias de baixo calão contra a parlamentar e começaram a circular tão logo Luizianne foi aclamada como pré-candidata do PT à prefeitura da Cidade.

O pedido, apresentado à juíza eleitoral Jane Ruth Maia de Queiroga, da 82a. Zona de Fortaleza, pede que a magistrada oficie a Prefeitura Municipal para que sejam disponibilizadas em até 48 horas as imagens captadas pelas câmaras de monitoramento do Centro, instaladas ainda na gestão de Luizianne à frente da Prefeitura (2005-2012) para que seja identificados os responsáveis.

“A irregularidade ora denunciada, além de transgredir as regras propagandísticas, constitui crime eleitoral, tendo o infrator incorrido na prática dos ilícitos dispostos nos artigos 324 a 326 do Código Eleitoral, devendo, portanto, ser instaurado inquérito para a apuração do fato”, diz o documento.

Em sua petição, Luizianne também denuncia propaganda eleitoral antecipada negativa. “Com a proximidade do período eleitoral, é normal que os ânimos se acirrem em favor de um ou outro partido ou candidato, o que não deve ocorrer, porém, são os excessos e as ofensas pessoais, devendo ser combatidos e punidos pela Justiça Eleitoral”, afirmam os advogados da deputada.

Segundo o documento apresentado à Justiça Eleitoral, já é possível observar, ainda no período de pré-campanha eleitoral, que “o tom da propaganda não será o das proposições aos eleitores, mas o de ataques à honra e à imagem de alguns dos candidatos”. Os representantes de Luizianne alegam que a distribuição dos cartazes pela Cidade configura propaganda eleitoral antecipada negativa, não apenas por ferir o calendário oficial, que estabelece que a propaganda só se inicia a partir de 16 de agosto, mas pelo conteúdo “ofensivo, injurioso, discriminatório, preconceituoso, homofóbico e calunioso, exclusivamente voltado ao ataque da pessoa da pré-candidata”.

2 comentários sobre “Luizianne pede abertura de inquérito para apurar autoria de cartazes apócrifos

  1. Domingo percebi que a campanha para prefeitura de Fortaleza, será um mar de lama. Eu já havia ouvido sobre os panfletos apócrifos que andam circulando por aí, agredindo a Deputada Federal Luizianne Lins, mas jamais imaginei que a mensagem constante neles fosse tão preconceituosa, machista, misógina e homofóbica. Fere não só a pessoa de Luizianne, mas a todas as mulheres, aos homossexuais, a todo cidadão de bem. Existem tantas coisas a se preocupar em Fortaleza, nossa cidade está abandonada, o lixo toma às ruas, as pessoas morrem a míngua em listas de espera para realizar hemodiálise, falta tudo nos postos de saúde, até gaze, esparadrapo. Mas esses calhordas preferem agir nas sombras espalhando a lama da qual são feitos sob uma mulher ética, digna, corajosa e honesta. Um dos poucos políticos que não tem seu nome ligado à corrupção. Um ser humano do bem, de luz, que soube ver e cuidar desta cidade com o olhar de mãe e de mulher. Quem acessa o meu facebook, sabe que tenho uma imensa admiração por esta mulher guerreira, brava, ousada. E por isso já pretendia me engajar na campanha para elegê-la prefeita de nossa cidade. Mas agora, vendo do que seus adversários são capazes, trabalharei diuturnamente, farei tudo o que for humanamente possível, tudo o que estiver ao meu alcance (sem abdicar da ética, do respeito, da honestidade, tão inerentes à Luiziane, e que tanta falta faz à seus detratores) para elegê-la, prefeita de Fortaleza. Para ver nossa cidade voltar a ser uma cidade para o povo e não para a elite, para voltar a ver uma Fortaleza inclusiva, respeitosa com toda a população, sem preconceito, sem machismo, sem homofobia.

    Curtir

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s