[Clipping] Luizianne Lins tem “luta radical” pelos direitos humanos e já atua em frente de apoio às políticas para a juventude

Foto: Gustavo Bezerra

Foto: Gustavo Bezerra

A ex-prefeita de Fortaleza, jornalista, professora universitária licenciada e atual deputada Luizianne Lins (PT-CE), eleita no pleito de outubro de 2014, iniciou sua trajetória política ainda nos bancos escolares do ensino médio. Depois, participou do movimento estudantil na Universidade Federal do Ceará (UFC) onde formou-se em Comunicação Social. Durante sua passagem pela Universidade Federal do Ceará, Luizianne Lins foi presidente do Centro Acadêmico. Depois, foi eleita presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, em 1993, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Filiada ao PT desde 1989, com a militância no movimento estudantil se credencia para o cargo de secretária estadual de Juventude do PT, em seguida, secretária estadual de mulheres do PT, presidente do Diretório Municipal e, em 2013, presidente estadual do PT.

Em 1996 Luizianne Lins assumiu seu primeiro cargo eletivo, sendo a vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza, eleita com 5.336 votos e, em 2000, reeleita. Já em 2002 foi eleita deputada estadual, tendo sido a quarta mais votada no estado e a mulher mais votada entre todas, com 60.821 votos. Na Assembleia Legislativa priorizou em sua atuação as áreas de educação, cultura, as questões de gênero, e de defesa dos Direitos Humanos.

Em outubro de 2004, Luizianne Lins foi eleita prefeita de Fortaleza, com mais de 620 mil votos. Como destaques da sua primeira gestão estão a redução das mortalidades infantil e materna e a ampliação dos programas federais como o Saúde da Família e o Bolsa Família. Em 2008 foi reeleita prefeita da capital cearense e ampliou seu trabalho em benefício da população.

Agora, na Câmara Federal, a deputada Luizianne Lins quer priorizar o trabalho do mandato nas áreas da educação, cultura, nas questões de gênero e, também, na defesa dos Direitos Humanos. “Me considero militante radical de direitos humanos, porque este tema não pode ser tratado a partir da violação deles e, sim, a partir da promoção desses direitos”, disse.

11043148_811602338917622_5256909029017866905_n

Luizianne Lins também defende a necessidade de uma reforma política para o País. “Este é um tema nacional importante porque hoje ainda existe algo nocivo que é a compra de votos. Temos que passar a limpo muita coisa e esta Casa tem responsabilidade política de fazer discussões que possam impactar de fato a vida dos brasileiros. Além de combater o preconceito e o conservadorismo”.

10941119_814845351926654_8027371863808761153_n

Outro tema que a deputada Luizianne Lins pretende atuar durante seu mandato na Câmara é a regulação da mídia. “Até porque, sou jornalista de formação e mestranda nesta área na PUC, no Rio de Janeiro. Neste momento é fundamental discutir a regulação da mídia para buscar uma comunicação social responsável, de promoção da vida”, enfatizou a parlamentar do PT.

Uma das primeiras iniciativas da deputada Luizianne Lins na Câmara Federal foi o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, com o objetivo de promover o aprimoramento da legislação federal e repercutir as políticas públicas ligadas ao tema.

“Chegando aqui na Câmara Federal a gente percebeu que era importante a manutenção de uma frente parlamentar de apoio às políticas para a juventude. E como não tem nenhuma comissão permanente que trate especificamente do tema da juventude, que é uma parcela significativa da população brasileira e um setor social ainda muito fragilizado do ponto de vista das proteções sociais e das políticas públicas, entendemos a importância de se recriar essa frente que será mista”, afirmou a petista.


Fonte: Site de Notícias do PT na Câmara

Um comentário sobre “[Clipping] Luizianne Lins tem “luta radical” pelos direitos humanos e já atua em frente de apoio às políticas para a juventude

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s