Luizianne Lins participa de Sessão Solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

diplomaberthalutz

A deputada federal Luizianne Lins participou na última quarta, dia 11, da Sessão Solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, seis mulheres receberam o diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2015. A homenagem é feita a pessoas que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos femininos e questões do gênero no Brasil. A comenda foi entregue à militante social Creuza Maria Oliveira; à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia; à socióloga Clara Araújo; à pesquisadora Mary Garcia Castro; à educadora Ivanilda Pinheiro Salucci; e à presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Teixeira.

Ouça o pronunciamento da deputada:

Saiba mais:

Cleuza Maria Oliveira é presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Nascida na Bahia, começou a trabalhar aos 10 anos e somente aos 21 teve a carteira assinada, recebeu o primeiro salário e começou a ser alfabetizada.

Carmen Lúcia é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), também foi procuradora do estado de Minas Gerais e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Clara Araújo foi a primeira mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1982. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Mary Garcia Castro é doutora em Sociologia pela Universidade da Flórida, publicou livros sobre gênero, movimentos sociais, identidades e cidadania. É pesquisadora dos direitos humanos de mulheres e jovens na América Latina e ministra palestras para a formação de lideranças femininas.

Maria Elizabeth Teixeira é primeira ministra empossada presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Doutora em Direito pela PUC Minas, foi procuradora federal na Advocacia-Geral da União (AGU).

Ivanilda Pinheiro Salucci é educadora social, ajudou a fundar o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima. É membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s