Luizianne indica Paulo Diógenes, a Raimundinha, ao Prêmio Paulo Gustavo, da Câmara

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) indicou, nesta sexta feira (17/05), o ator cearense Paulo Diógenes, falecido em fevereiro de 2024, ao Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia. A premiação é concedida pela Câmara dos dos Deputados a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuem ou tenham contribuído, de forma relevante, para a cultura brasileira através do humor e da comédia. 

Paulo Diógenes foi um dos humoristas mais conhecidos do Ceará. Ator, diretor, ativista dos direitos humanos e ex-vereador, atuou na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ e de dependentes químicos. Entre 2017 e 2019, foi coordenador de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza. 

No período pós-ditatura, por volta de 1987, criou a caricata personagem Raimundinha, uma das mais conhecidas do humor cearense, com seu figurino sui generis: adereços superpostos em cores e estilos, maquiagem extravagante. Falava alto, gesticulava como se o corpo fosse voz, e desferia um palavreado criado no ato, na interlocução com a plateia. Uma personagem que satirizava os ritos do poder com o jorro espontâneo de sua linguagem. 

Paulo Diógenes, e sua Raimundinha, foi precursor do humor que “desce do alto” dos espaços fechados, instituídos e se lança nas ruas. Ele fez transbordar a arte de atuar. Força viva de um teatro que emerge das ruas e de suas gentes. O ator que se vestia de cotidiano, dos repertórios da cidade e de seu povo. 

Na tarde de 14 de fevereiro de 2024, o intérprete da personagem Raimundinha, faleceu devido a problemas pulmonares.

Prêmio Paulo Gustavo

O Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia busca reconhecer e celebrar o talento inigualável de artistas que, assim como Paulo Gustavo, nos proporcionam momentos de riso e alegria por meio de seu trabalho.

Paulo Gustavo foi um verdadeiro mestre do humor, cujo legado transcende gerações e fronteiras. Sua habilidade de retratar a diversidade e os desafios da vida cotidiana, de maneira hilária,conquistou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo. Seu compromisso em espalhar a felicidade e o amor através do riso continuará inspirando futuras gerações de comediantes.

Este prêmio não apenas celebra o gênio criativo de Paulo Gustavo, mas também reconhece o papel fundamental que o humor desempenha na nossa cultura. Por meio do humor, podemos explorar questões sociais, políticas e pessoais de uma maneira única e acessível, promovendo a empatia, a compreensão e a solidariedade.

 Datas para 2024

– Indicações de agraciados: 06 de maio a 17 de maio
– Votação pelo Colegiado: 12 de junho, durante Reunião Deliberativa 
– Divulgação dos agraciados: 12 de junho
– Solenidade de premiação: 05 de novembro

Comente e participe!