A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) vem mostrando em suas redes sociais da Internet os projetos e ações que, durante sua gestão na Prefeitura (2005-2012), mudaram a vida do povo de Fortaleza. Esta semana, o destaque foram as transformações ocorridas na habitação, mais especificamente as ações de regularização fundiária para famílias de baixa renda.
No período de 2005-2010, durante a gestão de Luizianne Lins, o investimento da Prefeitura em habitação totalizou R$ 256,2 milhões, equivalente a uma média anual de
R$ 42,7 milhões. Observando a média do ano de 2004 e dos anos subsequentes, houve um salto de 144% nos investimentos na área da habitação popular.
A gestão Fortaleza Bela beneficiou 30 mil famílias no Programa Papel da Casa. Nos governos anteriores a 2005, não há registro legal de regularização fundiária na
cidade de Fortaleza. No governo de Luizianne, o tão sonhado Papel da Casa tornou-se uma realidade. Foram entregues 5.701 Papéis da Casa e outros 23.214 ficaram em andamento.
A política habitacional da gestão articulava a construção de conjuntos e melhorias habitacionais com o diálogo constante com os movimentos sociais e as próprias comunidades beneficiadas, pensando o território e não mais somente a moradia. Portanto, junto com a casa, também se propiciava mobilidade urbana, iluminação pública, acesso à saúde, educação e o processo de regularização fundiária. Preferencialmente, o Papel da Casa era concedido no nome da mulher: 95% das legalizações foram emitidas com esta finalidade.