Luizianne pede informações ao governo e ao MPCE sobre mulheres encarceradas no Crato (CE)

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) solicitou ao governo do Ceará e ao Ministério Público Estadual acompanhamento e informações sobre o caso das 33 mulheres encontradas aprisionadas em celas de suposta instituição psiquiátrica, no município de Crato (CE). As investigações apontam para crime de abuso sexual.

“Nossa indignação à essa violação de direitos humanos cometida contra mulheres. É motivo de revolta constatar que equipamentos de atendimento específico para mulheres sejam dirigidos por homens sem a devida competência. Houve uma clara utilização da relação hierárquica para violentar as mulheres usuárias dessa clínica, sem falar das condições sanitárias”, disse a deputada.

Em matéria veiculada no O POVO (12.08), as buscas foram iniciadas por policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher, que se deslocaram até a clínica para cumprir mandado de prisão preventiva contra o diretor, por denúncias de abuso sexual contra duas vítimas. Na clínica, a Polícia constatou que todas as mulheres estavam aprisionadas em celas sem condições sanitárias.

Luizianne também enviou ofício à Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados solicitando apoio institucional às vítimas e visibilidade a tal perversidade.

“Mesmo com o movimento da reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial, situações como essas são flagradas e agravadas com as desigualdades e violências de gênero. Somente por meio da reestruturação das políticas públicas e punição de agressores, conseguiremos enfrentar a violência e proteger as mulheres. Em nosso país, o Estado tem se ausentado do cumprimento de seu papel”, denunciou.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s