Coletivo de saúde debate Atenção Primária no Programa de Governo Luizianne Lins para Fortaleza

WhatsApp Image 2020-08-28 at 11.34.22O coletivo de Saúde, que está apoiando a construção do Programa de Governo Popular e Participativo da pré-candidata pelon PT à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, realizou, no último dia 24/08, a quarta reunião. A plenária focou no tema “Atenção primária na saúde é prioridade na proposta de Luizianne Lins”. O debate foi transmitido nas redes sociais da Internet da pré-candidata e contou com a participação de profissionais da saúde, gestores e usuários.

Foram compartilhados relatos das dificuldades que a população enfrenta para ser atendida nos postos de saúde e UPAs, tais como: falta de medicamentos, falta de profissionais e, consequentemente, longas filas de espera para consultas e outros procedimentos.

Foram apresentaram propostas de solução: valorização dos profissionais da Atenção Primária na Saúde; resgatar e ampliar a essência das Equipes da Saúde da Família – ESF; qualificar a atenção domiciliar; readequar e fortalecer a atenção aos idosos; implementar uma comunicação efetiva entre os níveis de atenção, por meio de núcleos de coordenação do cuidado, entre outras.

O coletivo destacou a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com melhorias na gestão, democratização com participação social e, principalmente, mais financiamento. Para isto, é urgente derrubar a Emenda Constitucional nº 95, do teto dos gastos sociais.

O debate continuará sendo feito por grupos temáticos, nos segmentos sociais, nas bases territoriais e nos grupos de afinidade para assegurar o fortalecimento e SUS, e, consequentemente a melhoria da qualidade da saúde pública – integrada, universal e gratuita em Fortaleza.

A próxima plenária irá tratar sobre os níveis de saúde secundária e terciária, nesta segunda, 31/08, às 19h, com transmissão pelas redes sociais da pré-candidata Luizianne Lins.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s