Na última quarta (26/08) foram realizadas as plenárias de Direitos Humanos e Juventude do Programa de Governo Popular e Participativo da pré-candidata à prefeitura de Fortaleza Luizianne Lins (PT/CE). Além das plenárias temáticas, estão acontecendo encontros sobre os principais eixos norteadores do Programa de Governo, com a presença de especialistas e representantes da área.
A atividade de Direitos Humanos contou com diversas contribuições dos participantes como a necessidade de construir políticas específicas para as populações negra, LGBT, Idosa, Pessoas com deficiência, crianças e adolescente; requalificação dos espaços públicos; educação em direitos humanos; instrumentos de participação e controle social; democratização da cidade e o enfrentamento à violência; fortalecimento da economia local por Bancos comunitários; criação de um sistema de proteção a pessoas; atenção à população de rua; reestruturação da política para mulheres, entre outras sugestões. A ideia é que Direitos Humanos seja uma área transversal a todas as pastas.
A Plenária da Juventude iniciou o seu segundo encontro realizando um diagnóstico das iniciativas para o segmento pela atual gestão. Dentre os pontos discutidos pelos participantes, a ausência de um projeto efetivo para a geração de emprego e renda e a falta de políticas públicas destinadas especificamente ao combate do genocídio da juventude foram apontados como demandas alarmantes e urgentes.