Luizianne realiza encontro sobre educação para seu Programa de Governo Popular e Participativo

A deputada federal e pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de margarida salomaoFortaleza, Luizianne Lins, realizou nesta quinta-feira (13/08) o segundo Encontro do Programa de Governo Popular e Participativo para a capital cearense.

Com o tema Educação, a atividade virtual contou com a participação da deputada federal pelo PT/MG e ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e do deputado estadual e ex-secretário de Educação na gestão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza, Elmano Freitas. O vereador Guilherme Sampaio mediou o debate.

Luizianne realizou um resgate histórico das suas duas gestões à frente da Prefeitura de Fortaleza, lembrando de diversos avanços e conquistas, como a estruturação da educação infantil, com a reabertura das creches que estavam fechadas; escola em tempo integral para 10 mil crianças; valorização dos profissionais do magistério com incorporação dos aditivos; concurso público; merenda de qualidade; transporte escolar e fardamento completo. “Entre 2005 e 2011, chegamos a 900 salas de aula e 287 escolas reformadas, além de 89 novas escolas construídas e 68 novas bibliotecas. Ou seja, criamos uma escola a cada mês de governo”, lembrou.

O ex-secretário de Educação e deputado estadual, Elmano Freitas, lamentou o desmonte de algumas ações de educação na cidade de Fortaleza pela atual gestão. “Nós sabemos como o transporte é inclusivo, portanto não ter um transporte escolar de qualidade na nossa rede é inaceitável”, disse.

Elmano apontou como desafios, hoje, para a gestão de educação, a construção de mais creches patrimoniais. “Atualmente, 40% da rede infantil de fortaleza é terceirizada”, disse. Valorização do piso de professores, capacitação profissional e inclusão digital também foram desafios citados pelo deputado.

Já a deputada federal Margarida Salomão reforçou a necessidade de fortalecer a educação infantil com a abertura de creches. “Nós não temos metade das crianças de zero a três anos em creche no Brasil. O aproveitamento nas universidades começa com o aproveitamento das crianças nas creches e escolinhas”, explicou.

Durante o encontro, houve ainda a participação de representantes da área da educação em Fortaleza. A atividade foi transmitida pelas redes sociais da deputada @luiziannelinsPT: Youtube, Facebook e Instagram.

Sugestões para o programa de governo podem ser feitas pelos cidadãos e cidadãs de Fortaleza pelo formulário disponível nas redes sociais.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s