Comissão vai discutir políticas de combate à violência contra a mulher no Ceará

Comissão da Mulher 110815 1

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher aprovou hoje um requerimento de nossa autoria para a promoção de um debate sobre as políticas públicas de combate à violência contra as mulheres no Ceará. A aprovação se deu durante reunião em que foi apreciado o plano de trabalho da comissão, da qual nós ocupamos a relatoria, para definição do calendário de ações e diligências que serão realizadas no interior do País.

Foram aprovados requerimentos para que seja estendida ao estado do Ceará a visita realizada ao município de Castelo do Piauí (PI), onde quatro adolescentes foram vítimas de estupro coletivo no último mês de maio. Uma das vítimas morreu em razão das agressões. Também será realizada uma diligência na cidade de Cavalcante (GO), com a finalidade de apurar os casos de exploração sexual e de mão de obra doméstica contra crianças do povo Kalunga.

Pesquisa

Durante a reunião, também foi apresentada a pesquisa sobre “Violência doméstica e familiar contra a mulher”, realizada pelo Datasenado no último mês de julho. Entre outros pontos, o estudo mostrou que uma em cada cinco mulheres no Brasil já foi espancada pelo marido, companheiro, namorado ou ex. E apesar de 100% das brasileiras conhecerem a Lei Maria da Penha, promulgada há nove anos, elas ainda se sentem desrespeitadas. Ciúmes e bebida aparecem como as principais causas da violência, que já vitimou 18% das mulheres brasileiras. Aumentaram os registros de violência psicológica e diminuiu a sensação de proteção.

Os dados foram revelados na pesquisa do DataSenado, realizada de 24 de junho a 7 de julho, quando 1.102 brasileiras foram ouvidas na sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. O trabalho é feito desde 2005, a cada dois anos, com mulheres de todos os estados do país. (Com informações da Agência Senado)

Confira a íntegra da pesquisa.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s