A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), que é jornalista e professora licenciada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), assinou o manifesto dos alunos do curso contra o ataque prestes a ser consumado pelo interventor nomeado por Jair Bolsonaro e que ameaça a liberdade e independência da Rádio Universitária FM. “Tira a não da nossa rádio, Bolsonaro. Contra a censura e pela liberdade da FM Universitária da UFC”, afirmou a parlamentar em suas redes sociais da Internet.
Segundo o manifesto, a rádio universitária FM, emissora de fundamental importância para o jornalismo e a cultura cearenses, enfrenta, agora, nova ameaça. Há semanas sem diretor, desde que o professor Nonato Lima foi levado a afastar-se por não tolerar censura, a rádio está prestes a firmar um acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Tal acordo significa não uma parceria, mas o atrelamento da programação da Rádio à EBC, empresa que também tem sofrido desvirtuamento de seu caráter público e censura, o que impacta sua programação. Pelos termos do acordo, o conteúdo da Rádio deverá ser submetido e aprovado pela EBC.
“É importante ressaltar que tal proposta não foi objeto de discussão junto ao Conselho Universitário, sendo mais um ato monocrático de uma administração avessa à definição coletiva das políticas que afetam toda a comunidade universitária e a sociedade. Diante disso, subscrevemos a manifestação da equipe de trabalhadoras e trabalhadores da Rádio Universitária. Defendemos a comunicação pública e não abriremos mão de nossa Rádio Universitária independente, autônoma e sintonizada com a nossa terra e a democracia”, assinala o manifesto.