Luizianne destina recursos para pesquisa sobre o processo eleitoral brasileiro com foco na participação feminina

Por meio de emenda parlamentar, a deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) está destinando recursos (R$ 30 mil) para a realização de uma pesquisa no âmbito do Observatório Nacional da Mulher da Câmara dos/as Deputados/as. Em ofício, a Universidade de Brasília (UnB), que executará o referido estudo, confirmou o recebimento da emenda, destacando que o apoio a essa pesquisa é fundamental ao contribuir para o conhecimento e o aprimoramento do processo eleitoral e da democracia no Brasil.

A pesquisa será desenvolvida no âmbito do projeto “A participação das mulheres nas eleições de 2022 no Brasil”, de acordo com o que foi estabelecido em diálogo entre o observatório e a UnB. O trabalho consiste na análise do processo eleitoral brasileiro de 2022, do registro das candidaturas até a divulgação dos resultados, com foco na participação política das mulheres como candidatas à Câmara dos/as Deputados/as.

As análises serão feitas por meio dos dados públicos disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das parcerias e colaborações entre o Observatório da Participação Política das Mulheres da Câmara dos/as Deputados/as e o TSE. Transversalmente, o estudo analisará também o fenômeno da violência política contra a mulher, observando os casos e o acionamento da Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.

Neste momento, a emenda de Luizianne está em tramitação na UnB e permitirá o pagamento de bolsas de pesquisa para: assistentes de pesquisa, especialistas em estatística, pesquisadoras sêniores com responsabilidade de elaboração de estratégias metodológicas, análise de dados ao longo do processo eleitoral e comunicação das análises em eventos e por meio de notas técnicas.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s