Luizianne: Brasil com Bolsonaro: inflação de março é a maior em 28 anos

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) tem se manifestado cotidianamente sobre os impactos da inflação no bolso dos brasileiros tendo em vista a política econômica perversa do desgoverno Bolsonaro. “Brasil com Bolsonaro: inflação de março é a maior em 28 anos. A carestia tomou conta da vida do povo brasileiro. Ninguém aguenta mais!”, afirmou a parlamentar em suas redes sociais da Internet.

A alta dos combustíveis – 25% no Diesel e 18% na gasolina – provocou uma explosão na inflação, que bateu 1,62% em março, maior índice mensal desde 1994. É a maior variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o mês em 28 anos, desde 1994, antes da implementação do Plano Real. Segundo dados do IBGE, divulgados na manhã desta sexta-feira (8), a inflação acumulada nos três primeiros meses do ano chegou a 3,20%, bem próxima à primeira meta estipulada pelo Banco Central, de 4,7% para todo o ano de 2022.

Nos últimos 12 meses, a alta de preços atingiu 11,30%, acima dos 10,54% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Trata-se do maior índice para 12 meses desde outubro de 2003 (13,98%). Com o resultado de março, já são 7 meses seguidos com a inflação rodando acima dos dois dígitos.

Além disso, Bolsonaro acabou com os estoques de alimentos e insiste na dolarização dos preços dos combustíveis. Com isso, cesta básica sobe 21,46% nos últimos 12 meses.

O dado, elaborado por professores de economia da PUC do Paraná, mostra que a política econômica de Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, é especialmente cruel com os mais pobres.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s