Luizianne denuncia na Câmara cobrança indevida de curso por presidente do Iphan no Ceará

A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) se manifestou em discurso (nº 94/2022) na Câmara denunciando o constrangimento dos servidores do Iphan no Ceará quando o órgão, hoje sob sucateamento e aparelhamento ideológico por parte do governo Bolsonaro, também se observa uma prática no mínimo antiética: a cobrança de taxas para palestras, onde seu gestor oferece informações que o próprio órgão deveria ofertar. A informação/denúncia foi jornalista pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo Luizianne em seu discurso, Cândido Henrique Bezerra, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Ceará, divulgou o curso “Licenciamento ambiental no âmbito do Iphan”, em uma empresa de consultoria chamada Hesq. O anúncio causou estranhamento entre servidores do órgão.

A aula custa R$ 250, com desconto de R$ 40 para estudantes, e tem 10 vagas disponíveis. O encontro está marcado para o próximo dia 02 de abril. Na divulgação, Bezerra também se apresenta como fundador do grupo “Monarquistas Cearenses”.

Segundo servidores ouvidos pela coluna de Mônica Bergamo, é natural que superintendentes façam palestras, mas não que eles cobrem por isso. “Na visão dos servidores, Bezerra não poderia ser pago por uma empresa privada para fazer aquilo que seria o papel do órgão de preservação. Segundo o site do Iphan, as superintendências são responsáveis pela articulação entre o poder local e instituições ou empresas ‘para estabelecer as parcerias necessárias ao cumprimento das políticas de gestão e promoção do patrimônio brasileiro’”, assinala Luizianne.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s