A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) fez uma homenagem aos e às estudantes brasileiros/as por conta da celebração do Dia do/a Estudante, 11 de agosto. Ela destacou que a educação é a política pública mais importante do ponto de vista da transformação humana, citando o educador brasileiro Paulo Freire, para quem “educar é um ato libertador”.
Luizianne afirmou ainda que a juventude é um motor muito importante e propulsor da história. Não houve transformações ou revoluções sociais que não contassem com uma participação muito grande e efetiva de jovens. Por isso, ela assinala, que, o momento que o Brasil vive hoje é drástico para a educação, com o Ministério da Ciência e Tecnologia sendo o que mais sofreu cortes por parte do desgoverno Bolsonaro, diminuindo drasticamente os recursos para a pesquisa no Brasil.
A parlamentar enfatizou ainda o impacto da pandemia do coronavírus para os e as milhões de estudantes que não têm acesso à Internet. Somando-se a isso há um corte de R$ 1 bilhão para as universidade e institutos federais. Por isso e muito mais que, para ela, é preciso entender que a luta é muito importante. Foi com muita luta que o movimento estudantil teve muitas conquistas este ano, como o adiamento do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], a redução das mensalidades nas universidades privadas.
“A luta vale a pena, por isso precisamos nos unir e gritar em alto e bom som: FORA BOLSONARO! Temos que tirar essa política criminosa do poder. Só assim vamos ter um país que vai se reencontrar com seu futuro e seu presente, ou seja, com essas gerações que nesse momento querem voltar a sonhar”, disse a deputada.
Luizianne também fez uma saudação pelos 84 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), também comemorado no dia 11 de agosto. “A UNE, em seus 84 anos de história, tem acumulado muitas lutas e sido fundamental na construção e na manutenção da democracia brasileira”.