ARTIGO: O papel das mulheres nos 41 anos do PT

Luizianne Lins, deputada federal (PT/CE)

Em 1989, há 32 anos, me filiei ao Partido dos Trabalhadores (PT). Como eu, muitas mulheres construíram, tiveram e têm um papel importantíssimo dentro do PT. As mulheres estão na vanguarda dos movimentos sociais, na mobilização e construção das históricas e atuais lutas coletivas.

Foi por meio da auto organização das mulheres que conquistamos, ainda nos anos 1990, o direito à 30% de participação das mulheres nas instâncias do PT e a paridade em 2011. O PT foi o primeiro partido a instituir a paridade!

Hoje, temos o Elas por Elas, uma poderosa ferramenta para a política de formação e fortalecimento das candidaturas de mulheres. Nas últimas eleições, (2020), o PT foi o partido que mais elegeu mulheres, jovens, negras e LBT’s no Brasil e também foi o partido que mais apresentou candidaturas coletivas aos legislativos municipais. Elegemos 28 prefeitas e 51 vice-prefeitas.

A desigualdade de mulheres na política é estrutural, há barreiras sociais e culturais, políticas e eleitorais. A tarefa é construir uma sociedade verdadeiramente democrática e livre, onde se reconheça a igualdade de gênero, e as mulheres possam ocupar os espaços políticos e de poder da mesma forma em que estamos presente na sociedade. Somos 52% da população e do eleitorado.

Vejo grandes desafios na política brasileira: 1. Não basta ser mulher, é preciso defender as pautas e direitos das mulheres como direitos trabalhistas, liberdade, direitos sexuais e reprodutivos, e o enfrentamento às violências (a misoginia, machismo, patriarcado e desigualdade racial, tudo isso nos leva a violência política. 2. Fora Bolsonaro. 3. Vacina para todas, todos e todes. 4. Prorrogação do auxílio emergencial.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s