Luizianne defende percentual de verba de partido para candidaturas afrodescendentes

A deputada Luizianne Lins (PT/CE) assinou coautoria do Projeto de Lei 4694/2020, que destina 5% dos valores recebidos pelos partidos a promoção de candidaturas afrodescendentes.

De acordo com a justificativa da proposta, “dados da eleição de 2018 apontam para cerca de 45% dos candidatos declarando-se pardos ou negros, e cerca de 50% brancos. Já o Estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evidencia que os pretos e pardos eram 55,9% da população”. Embora metade da população seja composta por pretos e pardos, a representatividade das cidadãs e cidadãos negros na Câmara é muito pequena, com apenas 24,4% dos deputados federais e 28,9% dos deputados estaduais eleitos em 2018.

Nesse sentido, é notória a desproporção entre o número da população afrodescendente e a participação direta em campanhas eleitorais e candidatos eleitos. Com a aprovação da matéria, espera-se garantir a equidade de acesso aos espaços de discussão e decisão.

Acompanhe: bit.ly/307GtUb

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s