A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) assinou a coautoria do PL 3932/2020, que determina o afastamento de mulheres gestantes do trabalho presencial enquanto durar a pandemia. O objetivo é proteger essas mulheres de eventuais complicações em decorrência da Covid-19.
Conforme justificativa da proposta, 77% das mortes de mulheres gestantes ou em puerpério durante a pandemia, no mundo, são de brasileiras. Entre 1 de janeiro e 18 de junho de 2020, foram contabilizadas 124 mortes de mulheres grávidas ou puérperas no país. Nesse mesmo período, o mundo todo registrou 160 mortes maternas por Covid-19. Os dados demonstram que, a cada dez mortes maternas por Covid-19 no mundo, 8 ocorrem no Brasil.
“A situação é grave porque sabemos da difícil realidade do pré-natal em muitas cidades brasileiras. Os casos de Covid superlotam a rede hospitalar, portanto, caso uma mulher grávida necessite de um atendimento emergencial em virtude da doença poderá enfrentar dificuldades. O isolamento social rígido para mulheres nessas condições é uma forma de salvar vidas”, reforçou a deputada.
O PL conta com o apoio da bancada feminina da Câmara dos Deputados. Acompanhe: https://bit.ly/3aoj6tw