Em entrevista ao jornalista Joaquim de Carvalho, do canal DCM, na última terça (9/6), a deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) denunciou a tentativa do governo federal em manipular dados sobre a Covid-19.
A afirmação decorre das diversas mudanças do desgoverno federal na forma de divulgação dos dados sobre a pandemia. “Primeiro eles retardam o horário de divulgação, depois mudam a classificação dos dados e, por último, tiram do ar o site que contabiliza casos e mortes”, explicou Luizianne. Para ela, há uma tentativa clara de produção de uma nova fake news sobre a situação da pandemia no Brasil, com falseamento da realidade e subnotificação de casos.
A deputada também ressaltou a irresponsabilidade e falta de iniciativa do desgoverno Bolsonaro no gerenciamento da pandemia. Para demonstrar o descaso, a parlamentar expôs dados levantados pelo médico Arthur Chioro, ex-ministro da saúde. Segundo o levantamento, dos R$ 29,5 bilhões prometidos aos estados e municípios para conter a doença, só foram transferidos até agora pelo Governo Federal R$ 8,5 bilhões. Dos 4,2 milhões de testes, só foram realizados 10 milhões e, dos 14.100 respiradores, foram entregues apenas 1.612. “Dos três mil leitos de UTI, só entregaram 540. O desgoverno não quer testar a população porque não querem assumir a quantidade real de infectados”, avaliou.
Luizianne falou ainda sobre os crimes do atual presidente que podem levar ao impeachment.
Confira: https://bit.ly/2AuLk8q