A deputada federal Luizianne Lins é coautora do Projeto de Lei nº 2007/2020 que prevê auxílio especial aos dependentes de profissionais das áreas da saúde ou de atividades auxiliares essenciais no enfrentamento à pandemia de coronavírus, que tenham falecido ou venham a falecer em decorrência do Covid19. São consideradas atividades essenciais: profissionais da saúde; segurança privada e vigilância; limpeza, asseio e conservação; recepção de pessoas e bens; alimentação hospitalar; lavanderia; e administração hospitalar.
A proposta que o auxílio seja pago mensalmente, no valor de um salário mínimo. O referido PL se justifica tendo em vista que no Brasil, cuja curva de contaminação está em plena ascensão, é urgente proteger os profissionais da saúde e de áreas auxiliares que trabalham na linha de frente.
“É fundamental valorizar o trabalho dessas pessoas que riscos cotidianos e o Estado deve assumir sua parcela de responsabilidade sobre as vidas dos profissionais e das famílias que vierem a perder seus entes queridos no enfrentamento à pandemia do coronavírus”, afirma Luizianne.