A deputada Luizianne Lins (PT/CE) enviou requerimento à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitando que o Ministério Público Federal se manifeste a respeito do anúncio de privatização da Eletrobras feito pelo governo Temer. O documento sugere a realização de debates e audiências publicas sobre o tema.
A Eletrobras é a principal empresa de geração e transmissão de energia elétrica do país e contém em torno de 15 mil funcionários. Ela detém 31% da capacidade de geração de energia nacional e 47% de todas as linhas de transmissão. A empresa cresceu e mudou a vida de brasileiros durante os governos do Partido dos Trabalhadores, se tornando um dos maiores agentes do setor elétrico brasileiro. Neste período, o programa Luz para Todos beneficiou 9,5 milhões de pessoas do meio rural que ainda não tinham energia elétrica.
“Os recentes anúncios do governo Temer apontam para a venda a Eletrobras a R$20 bilhões. Isso representaria apenas 5% de tudo que já foi investido na empresa desde sua criação. Além disso, setor elétrico é estratégico para a segurança nacional. ”, alerta Luizianne.