Deputada pediu celeridade na tramitação do PL que regulamenta a profissão dos tecnólogos. Projeto tramita há 10 anos na Câmara
O Projeto de Lei 2245/2007, que trata sobre a regulamentação da profissão de tecnólogo – já aprovado nas comissões da Câmara Federal – está com sua tramitação paralisada desde 2013. Buscando agilizar o andamento do PL, a deputada Luizianne Lins (PT/CE) enviou ofício ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), solicitando atenção ao projeto, que no último dia 17 de outubro fez aniversário de dez anos de tramitação na Câmara.
De autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT / MG), o PL 2245 teve seu andamento prejudicado após recurso apresentado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC/RJ) contra a conclusão nas comissões. Desde então, mais de dez deputados já solicitaram a inclusão do projeto na ordem do dia no plenário e todos os pedidos foram indeferidos pela Mesa Diretora, visto que até o momento não existe decisão acerca do recurso.
“É preciso que a Mesa se posicione sobre o recurso do Bolsonaro. Se acata, que vá ao plenário, se não acata, que vá ao Senado. É um prejuízo o projeto estar parado. Com a ampliação dos institutos federais e consequente aumento da importância e da necessidade desses profissionais, é de suma importância que eles tenham instrumentos legais para o reconhecimento da sua atuação profissional”, destaca Luizianne.
Prezados, até quando os profissionais formados na área de Tecnologia, vão ter que esperar pela vontade de certos políticos que tende apenas querer o retrocesso do país, se olharmos não muito além, veremos que os países que tem políticos descentes, e que querem ver o profissionalismo com responsabilidade, é só ler os jornais dos Países Europeus, que verá o quanto eles apoiam e valorizao os profissionais formados nas áreas de tecnologia.
No Brasil, criaram muitos INSTITUTO FEDERAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, porém os profissionais que são formados por estas instituições, após sua formação tem que estar mendigando junto conselhos, no meu caso CREA, para ter alguma atribuição.
Diante do exposto, fica a minha indignação quando votam em políticos que não possuem formação educacional, e deles dependemos para ter a nossa independência quanto profissional.
Ass. MANOEL MAGALHÃES
Tecg. em Construção de Edifícios
Me. em Engenharia Civil
CurtirCurtir