Neste 19 de abril, Dia do Índio, a deputada Luizianne Lins lembrou no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a luta da comunidade Tapeba, no Ceará, para permanecer em suas terras. A deputada citou que a Justiça determinou a retirada da tribo do local, embora seja uma área que já havia sido reconhecida como indígena. Luizianne disse ainda que o Brasil infelizmente não tem muito a comemorar na data, visto que as nossas populações indígenas foram historicamente dizimadas.
A comunidade indígena Tapeba, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, possui 67 famílias que correm risco de despejo após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que concedeu a posse da terra a uma construtora. Os Tapebas lutam pela demarcação de suas terras há mais de 30 anos.
Luizianne enviou requerimento ao Ministério da Justiça, em fevereiro passado, solicitando que a instituição tomasse as medidas possíveis para que seja garantida, de forma pacífica e ordeira, a permanência dos Tapebas em suas terras. Além disso, a deputada solicitou também à Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, ao Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, e à Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE que acompanhem a situação.
Saiba mais sobre o caso em matéria no Blog da Lôra: http://migre.me/wtjPv