Dragão do Mar pode virar herói da pátria

foto-drA deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) apresentou, no início na tarde desta quarta (30/11), parecer favorável ao projeto de lei do senador José Pimentel (PT/CE), que propõe inscrever o nome de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, no livro dos Heróis da Pátria. Relatora da matéria, Luizianne leu seu voto no plenário da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Francisco José do Nascimento nasceu no estado do Ceará, em Canoa Quebrada, Aracati, em 15 de Abril de 1839. Nascido em família humilde, filho de pescador e rendeira, aprendeu a ler somente aos 20 anos. Pescador, tornou-se chefe dos condutores de jangadas e botes do litoral da capital cearense e trabalhou nas obras do porto de Fortaleza (1859). O homenageado é considerado o maior herói a favor da libertação dos escravos no Ceará. Dragão do Mar se envolveu na luta pelo abolicionismo, liderando os jangadeiros que trabalhavam no porto do Ceará para impedir que os cativos embarcassem nos navios que faziam o tráfico negreiro para as províncias do Sul.

O relatório foi aprovado por unanimidade no colegiado. “O Brasil deve conhecer e reconhecer seus heróis, sobretudo aqueles que contribuíram para acabar com o perverso regime escravocrata”, justificou Luizianne.

A proposição segue agora para a Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s