A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) vem mostrando em suas redes sociais da Internet os projetos e ações que, durante sua gestão na Prefeitura (2005-2012), mudaram a vida do povo de Fortaleza. Esta semana, os destaques foram as transformações ocorridas na educação e na saúde, esta última destacando o Hospital da Mulher.
“Sempre tive compromisso com a educação pública, principalmente para garantir um bom dia a dia para todos os estudantes, com fardamento completo e de qualidade, incluindo mochila, tênis e agenda. Afinal, o futuro são esses jovens e eles precisam estar preparados para construir um lugar melhor para todos/as”, destacou a ex-prefeita.
Durante sua gestão, a Prefeitura de Fortaleza garantia: fardamento completo com mochila, tênis e agenda; educação Integral para 26.780 alunos; transporte escolar gratuito para 10 mil crianças; carteira estudantil e meia passagem sem limites para 473 mil estudantes das redes municipal, estadual e federal e 120 mil da rede privada de ensino; excelência na qualidade da merenda escolar, com cinco refeições diárias nas 139 creches em atividade, em 2012, sendo que, em janeiro de 2005, eram 55 creches.
Em números gerais:
a) Praticamente uma escola criada a cada mês de governo;
b) 11 novas salas de aula, alternativamente, o que conduz à conclusão de 1 nova sala de aula construída a cada três dias de governo;
c) Em 2004, existiam 160 bibliotecas; em 2011, eram 228, registrando um incremento de 42,5%;
d) três escolas reformadas a cada mês.
Hospital da Mulher
Sobre o Hospital da Mulher, Luizianne enfatizou: “primeiro e único hospital municipal construído para atender exclusivamente mulheres. O projeto e a construção aconteceram durante o meu mandato e, a cada dia, se consolidava mais, sendo referência internacional no atendimento materno e infantil, atendendo a população fortalezense e garantindo um serviço de saúde pública de qualidade”.
O equipamento tem aproximadamente 27 mil metros quadrados, com consultórios, laboratórios, enfermaria, oito centros cirúrgicos, 184 leitos e uma UTI neonatal.