A deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) assinou, junto com a bancada do PT na Câmara, requerimento de autoria do deputado Alessandro Molon solicitando a instalação de CPMI para investigar as razões que levaram o Ministério da Saúde a utilizar menos de 30% dos recursos destinados ao combate da pandemia. A execução abaixo do esperado consta em relatório técnico apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com o TCU, o Ministério da Saúde investiu, do mês de março até o mês de julho de 2020, menos de um terço do total de recursos públicos disponíveis para o combate ao coronavírus.
Conforme a justificativa, foram apontadas três principais razões para a ineficiência do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento da crise sanitária e de saúde decorrente do novo coronavírus: (1) baixa execução dos recursos públicos previstos e disponíveis para despesas; (2) demora na liberação e repasse de verbas federais a estados e municípios e (3) pequena participação da União no custeio da saúde se comparado ao financiamento total assumido pelos demais entes federativos.