Luizianne denuncia descaso de Bolsonaro nos investimentos para combater a pandemia

foto_lora6A deputada federal Luizianne Lins denunciou esta semana que incompetência e descaso com o povo brasileiro explicam o fato de que o Ministério da Saúde só tenha gastado até agora, desde março, apenas 29% da verba emergencial prevista para combater o coronavírus. “Não somos nós que estamos dizendo, é o próprio Tribunal de Contas da União (TCU)”, afirma.

Dos R$ 38,9 bilhões prometidos por meio de uma ação orçamentária específica (o chamado “Orçamento de Guerra”), mês em que a OMS anunciou a existência da pandemia, apenas R$ 11,4 bilhões saíram dos cofres federais até 25 de junho. Lembrando que hoje o Brasil contabiliza quase 90 mil mortes pela covid19 e mais de 2 milhões de infectados.

Esse dinheiro, que é do povo, assinala a deputada, teria que ser usado para fortalecer o atendimento ambulatorial e hospitalar nos estados e municípios. No caso dos gastos do próprio Ministério da Saúde (sem contar transferências para estados e municípios), apenas 11,4% foram executados. É revoltante.

“Mas sabe-se que isso reflete a negropolítica adotada pelo antimessias Bolsonaro desde o começo da pandemia. Ele segue criticando medidas de isolamento social tomadas por prefeitos e governadores” enfatiza Luizianne. Dois ministros (Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich) deixaram o comando da pasta por causa de discordâncias com Bolsonaro. Desde maio, o cargo é ocupado interinamente pelo general Eduardo Pazuello, militar especialista em logística e sem experiência na área de saúde.

Então, por causa do ritmo na aplicação dos recursos, o MPF abriu inquérito para apurar possível insuficiência e lentidão da execução orçamentária do ministério, além de omissão no socorro financeiro aos estados e municípios.

“Isso configura mais um crime de responsabilidade Bolsonaro enquanto presidente da República e esperamos que sua saída do cargo não demore mais, sob pena dessa tragédia se agravar ainda mais. Fora Bolsonaro, Fora Mourão, novas eleições já!”, assinala a deputada.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s