O ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, e o coordenador do MTST, Guilherme Boulos, foram os convidados da deputada Luizianne Lins nas lives desta semana. Em pauta, temas nacionais, conjuntura e pandemia.
Na segunda-feira (25), o deputado federal Padilha falou sobre o novo coronavírus e como o Brasil poderia ter sido mais efetivo no combate à doença, caso o programa Mais Médicos não tivesse sido descontinuado pelo atual desgoverno. O programa, lançado no Governo Dilma, levou médicos a municípios carentes desses profissionais de saúde.
O deputado também alertou sobre os perigos das notícias falsas disseminadas sobre o novo coronavírus e que colocam em risco a vida de brasileiras e brasileiros.
Nessa sexta, Luizianne conversou com o candidato do PSOL nas últimas eleições presidenciais, Guilherme Boulos. A deputada e o dirigente do MTST falaram sobre o papel dos movimentos sociais, o avanço do fascismo e, claro, sobre esperança.
Além das lives, Luizianne concedeu entrevista ao jornalista Inácio de Carvalho (Canal DCM) e à vereadora Larissa Gaspar. Ao DCM, a deputada reforçou a importância do PL 1291/ 2020, de sua coautoria e autoria da deputada Maria do Rosário. A proposta traz ações de combate à violência doméstica durante a pandemia.
No papo com Larissa Gaspar, as parlamentares comentaram sobre o inquérito do STF que resultou na operação da Polícia Federal com foco em empresários e políticos suspeitos de integrar um esquema profissional de difusão de fake news desde as eleições de 2018. “Temos que ter o compromisso com as futuras gerações e debater como regulamentar – e isso não é censurar, pois defendo a liberdade de expressão como um dos pilares da democracia – essa questão das redes. Defendo que escolas de ensino fundamental e universidades tenham disciplinas que possibilitem o desenvolvimento de uma leitura crítica das redes, que possam ter um olhar mais cuidadoso”, afirmou Luizianne.