Luizianne investiga relação entre puberdade precoce em bebês e agrotóxicos

Lucio Bernardo Jr. Câmara dos Deputados reuniao frente juv2

Foi aprovado nessa quarta (11/07), na Câmara dos Deputados, requerimento de debate da deputada Luizianne Lins (PT/CE) para investigar a relação entre uso de agrotóxico e puberdade precoce em bebês na comunidade Tomé, em Limoeiro do Norte (CE). O requerimento de audiência pública foi apreciado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O pedido de debate foi motivado por relatos de representantes da comunidade sobre o aumento de casos de má-formação congênita e puberdade precoce em crianças abaixo de dois anos. Recentemente, uma pesquisa realizada pela faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará identificou na comunidade relação entre casos de má-formação e a alta exposição de famílias a agrotóxicos. Dos sete domicílios visitados, em seis a água estava contaminada com pesticidas.

A comunidade Tomé, em Limoeiro do Norte, é conhecida pelo cultivo de banana, melão e outras frutas para exportação. Conforme relatos de moradores, é comum a pulverização de agrotóxicos realizada por aviões e tratores.

Em junho deste ano, matéria jornalística produzida pela ONG Repórter Brasil trouxe à tona o problema que afeta a vida de dezenas de famílias na região. A manchete “Agrotóxicos seriam causa de puberdade precoce em bebês” expôs para o Brasil um grave problema de saúde pública.

Para a audiência pública, foram convidados representantes da comunidade local afetada; a equipe responsável pela pesquisa científica; autoridades médicas e sanitaristas.

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s