O Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) foi indicado ao Prêmio Dr Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A indicação, feita pela deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), considerou a grande relevância dos trabalhos da entidade na promoção da saúde das mulheres.
Com a orientação do psiquiatra padre Rino Bonvini, o MSMC começou seus trabalhos em 1996, com atendimento de mulheres da comunidade do Pantanal, na zona oeste de Fortaleza. Sua principal atuação é na área de serviços socioterapêuticos e de inclusão social.
Entre seus diferenciais está a criação da tecnologia socioterapêutica chamada Abordagem Sistêmica Comunitária, método que identifica sofrimentos psicológicos, dependências e fragilidades sociais e responde com vivências terapêuticas e qualificações. A abordagem trabalha o equilíbrio biopsicossocial, empoderando, fortalecendo a autoestima e os vínculos com a comunidade, promovendo assim melhoria na qualidade de vida individual e comunitária.
Com espaços em Fortaleza e Maracanaú, o MSMC desenvolve práticas integrativas e complementares de cuidado, profissionalização, farmácias vivas, prevenção às drogas e formação em técnicas socioterapêuticas. Seu modelo é reconhecido internacionalmente e atualmente é replicado na Bolívia.
Em 22 anos, O MSMC atendeu cerca de 275 mil pessoas. As projeções apontam que 80% delas são mulheres. Os grupos de autoestima, arte-terapia, terapia comunitária e os cursos de gastronomia e Bodega das Artes (artesãs) envolvem quase 90% de mulheres.
O prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais que se destacam na promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde das mulheres.
As inscrições são feitas por indicação de deputados/as e/ou senadores/as. Os vencedores são definidos em abril, por voto direto de um conselho formado por um representante de cada partido. A solenidade de premiação com menção honrosa acontece em maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.
José Aristodemo Pinotti foi médico ginecologista, professor universitário e político. Destacou-se por seus esforços para melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população. Além disso, foi pesquisador na área de câncer de mama. Faleceu em 2009.
Saiba mais sobre o Prêmio Dr Pinotti
Saiba mais sobre o MSMC