PL de Luizianne que insere Conselheiro entre os Heróis da Pátria é aprovado na Câmara e segue para o Senado

Luizianne Lins

Crédito: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 5753/2016, de autoria da deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), que inscreve o nome de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, no Livro dos Heróis da Pátria, foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para o Senado nesta quarta-feira (29/11).

Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu em Nova Vila de Campo Maior – Ceará- Grande, hoje a cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, em 13 de março de 1830. Ele faleceu em meio à Guerra de Canudos, em 22 de setembro de 1897. Antônio Conselheiro, como ficou conhecido, foi o líder do Arraial de Canudos, localizado no sertão da Bahia, que agregou sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, que fugiam da exploração e buscavam a sobrevivência em melhores condições de vida.

“2017 é um marco para a história do País, pois temos os 120 anos do massacre de Canudos. A história do Brasil não pode ser considerada sem o reconhecimento de personalidades como Antonio Conselheiro e de situações como o grande sofrimento dos nordestinos e suas resistências”, salienta Luizianne.

No texto do PL, a deputada destaca ainda que “o reconhecimento de Antônio Conselheiro, já tardia, com a inscrição de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, é também o reconhecimento à penúria a que grande parte do nosso povo foi submetida em toda sua História. É reconhecer o nordestino, suas lutas e resistências. Antônio Conselheiro, junto com tantos outros nordestinos e nordestinas que ajudaram a moldar nosso caráter, nossa identidade e nosso orgulho, vive na memória coletiva da nossa região! Hoje e sempre.”

O Livro dos Heróis da Pátria – depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves – é onde se inscrevem os nomes dos brasileiros que se destacaram por oferecer a vida à Pátria.

Para acompanhar o andamento e ter acesso ao texto do PL, acesse: http://bit.ly/2spuJ08

Saiba mais na matéria da Rádio Câmara: https://goo.gl/iaaV5C

Comente e participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s