[Série: Prefeitura de Fortaleza – 2005/2011] COPA DO MUNDO DE 2014: Um Legado Muito Além do Jogo.

DESENVOLVIMENTO E IGUALDADE

Grandes eventos esportivos, surgidos durante o século XX, despertaram apaixonadas discussões. Essa condição tem se mantido no século XXI, sobretudo quando se leva em conta o legado das grandes obras de infraestrutura urbana para as populações locais. Por um lado, elas representam investimentos em áreas fundamentais para a qualidade de vida urbana, revitalizando zonas degradadas ou abandonadas, estimulando atividades econômicas e gerando novos empregos. Por outro, também promovem a valorização especulativa e excludente do espaço urbano. Diante dessa contradição, o Poder Público tem procurado garantir que o conjunto dos investimentos resulte numa estratégia sustentável de desenvolvimento, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades para a maioria da população. 

A Prefeitura de Fortaleza tem realizado importantes investimentos em áreas como saúde, transporte público, esporte e lazer, habitação e meio ambiente, iluminação pública, acessibilidade e outros. Todo o planejamento está fundamentado nas reais necessidades da cidade e seus cidadãos, sendo a Copa de 2014 apenas um componente importante desse planejamento. As ações realizadas no setor de atividade turística reforçam uma vocação já consolidada em Fortaleza, sendo a Copa de 2014 um vetor de sinergia para a ampliação desse potencial. Neste sentido, foi o conjunto de políticas executadas em Fortaleza que se mostrou decisivo para a sua escolha como uma das sedes da Copa de 2014. Portanto, o legado projetado pelas políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza para a Copa de 2014 apontam para a consolidação do projeto de cidade com equilíbrio socioambiental e oportunidades para todos. 

Analisando os dados macroeconômicos das capitais do Nordeste, observamos que Fortaleza está em vias de ultrapassar o Produto Interno Bruto (PIB) de Salvador, maior PIB dentre as capitais. Na região, Fortaleza tem gerado mais empregos formais desde 2005, sendo mais de 200 mil postos de trabalho criados até julho/2011. É a cidade que realiza o maior investimento público desde 2006. É também a que mais abriu estabelecimentos entre 2005 e 2010 e é ainda a mais visitada quando o deslocamento do turista é para o Nordeste do Brasil.

Esta performance contribuiu para que a cidade se credenciasse, através de projeto conjunto da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O fato da cidade ter sido escolhida também como sede da Copa em 2009 a coloca em situação privilegiada, garantindo financiamentos do Governo Federal para intervenções urbanas. De acordo com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), naquele ano, Fortaleza já reunia condições adequadas para receber grandes eventos. Atualmente, a capital do Estado do Ceará tem capacidade, sem grandes transtornos,  para receber jogos da seleção brasileira e de outros países.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Sediar a Copa das Confederações em 2013 e jogos do Brasil em 2014 premiou o esforço realizado pela Prefeita Luizianne Lins, fruto do Desenvolvimento Econômico da cidade em termos de investimento, emprego e geração de renda. O legado dos megaeventos que acontecerão na cidade está garantido através da acessibilidade, da padronização de vias e calçadas, da ampliação e melhoria da iluminação, da pavimentação asfáltica, do acompanhamento à saúde da mulher, do crescimento da rede de drenagem, da redução das áreas de risco, da construção de habitações populares e das intervenções na orla marítima. 

Seguem abaixo as obras que ficaram a cargo do Poder Público municipal no projeto em conjunto desenvolvido com o Governo do Estado:

NOVO ESTÁDIO PRESIDENTE VARGAS

Reconstruído e modernizado, o Estádio Presidente Vargas (PV) passou a atender aos padrões internacionais de segurança e conforto determinados pela FIFA. Isto habilita o Estádio a receber as seleções que virão para Fortaleza participar da Copa do Mundo de 2014 (como centro de treinamento), além de sediar jogos dos Campeonatos Cearense e Brasileiro. A reconstrução do PV, além de ser a primeira obra da Copa de 2014 entregue no Brasil, despertou a identidade da população com um dos maiores patrimônios culturais da cidade.

A Prefeitura de Fortaleza ampliou toda a estrutura do novo PV. Contamos com 18 entradas, 16 rampas de acesso, acessibilidade para portadores de deficiência, 20 banheiros novos, 2 elevadores, catracas eletrônicas, placar com displays de LED (Light-Emitting Diode), câmeras de segurança, gramado com sistema automático de irrigação, assentos individuais e uma cobertura para abrigar a imprensa, tribuna de honra, camarotes e cadeiras cativas. O novo PV também oferece alambrado de vidro inquebrável, como nos melhores estádios do mundo. 

Valor empenhado no período 

(2010-2011) = R$ 56.434.333,00

PAC DA MOBILIDADE URBANA – COPA DE 2014

ESCOPO DO PROGRAMA

Eixo Via Expressa/Avenida Raul Barbosa

Via Expressa

Eliminação dos semáforos instalados e restauração da via existente. Serão executadas 4 obras especiais nas Avenidas Alberto Sá, Santos Dumont e Padre Antônio Tomás, além de uma última no sentido da própria Via Expressa, entre a Avenida Santos Dumont e a Avenida Padre Antônio Tomás.

Avenida Raul Barbosa

Estão previstas ações de restauração da via existente e construção de um viaduto na interseção junto à Avenida Murilo Borges.

Avenida Alberto Craveiro

Duplicação da via (45 m), ampliação para 4 faixas em cada sentido, drenagem, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo, padronização de calçadas, sinalização viária, implantação de ciclovia no canteiro central, estações/plataformas do BRT (Bus Rapid Transit) e alargamento da ponte sobre o riacho Uirapuru.

Avenida Dedé Brasil

Drenagem, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, além das estações/plataformas do BRT (Bus Rapid Transit) e dois viadutos, um na interseção junto à Avenida Germano Franck e outro na interseção junto à Avenida Osório de Paiva.

Avenida Paulino Rocha

Drenagem, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e sinalização viária, além das estações/plataformas do BRT (Bus Rapid Transit) e um túnel junto à rotatória das Avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil (rotatória do Estádio Castelão).

Investimento: R$ 261.500.000,00

A Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assinou a ordem de serviço das obras da Copa de responsabilidade do município, no dia 17 de janeiro de 2012, ocasião em que o secretário geral da FIFA Jerôme Valcke e o Conselheiro do Comitê Organizador Local (COL) Ronaldo Nazário visitaram a cidade para vistoriar as obras do Estádio Castelão. As obras municipais iniciaram uma semana após a visita (24 de janeiro).

PREFEITURA  MUNICIPAL DE FORTALEZA

Comente e participe!