No Dia Internacional das Pessoas Ciganas, 08 de abril, a deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) destacou a importância e a necessidade de reconhecimento e direitos desse segmento na sociedade. A parlamentar informou sobre o Projeto de Lei de sua autoria (PL nº 2639/2024), que institui o Dia Nacional da Mulher Cigana.
A proposição estabelece que no Dia Nacional da Mulher Cigana os Poderes Públicos os poderes públicos deverão fazer:



I- Campanhas educativas de promoção da cultura e desconstrução de estereótipos relacionados a mulheres ciganas;
II – Formação e sensibilização de agentes públicos da área de segurança pública, saúde, educação, assistência social, cultura, economia, gênero, raça e outros, acerca das mulheres ciganas de todas as etnias.
III – Veiculação de mensagens relativas ao Dia Nacional da Mulher Cigana em seus canais institucionais, com a participação das mulheres ciganas de todas as etnias.
“A comemoração desta data certamente dará visibilidade a essa luta histórica, ressaltando a importância das mulheres cigana no mundo da cultura, do trabalho e da vida brasileira. Trata-se de uma tarefa premente ainda mais se considerarmos que as mulheres ciganas ainda são alvos constantes de práticas racistas e discriminatórias além de estarem, em suas maiorias, em situação socioeconômica marginalizada.”, afirma a justificativa do PL.