Presidida por Luizianne Lins, audiência pública debate perspectivas do Estatuto da Pessoa Idosa

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) promoveu, nesta quarta-feira, 29/11, audiência pública para discutir avanços e perspectivas do Estatuto da Pessoa Idosa e a necessidade de uma Política Nacional de Cuidado Integral para essas pessoas. 

Estiveram presentes na audiência a secretária nacional em Defesa da Pessoa Idosa; representantes do Ipea; da Fiocruz; do Coletivo Filhas da Mãe; do Conselho Nacional de Saúde e demais representantes da sociedade civil. O principal tema debatido pelos convidados e convidadas foi a urgência na criação de uma Política Nacional de Cuidado Integral para a Pessoa Idosa, com metas e prazos que contemplem a retomada de determinados temas, como a implementação do Estatuto da Pessoa Idosa, a volta imediata do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a regulamentação da profissão de cuidadora e cuidador e a criação de Centros Dia e Instituições de Longa Permanência. 

Em sua fala, Luizianne destacou o momento de retomada de políticas pública para as pessoas idosas: “O Brasil está sendo reconstruído em algumas políticas e eu acho que, agora, é o momento da gente colocar uma luz sobre a política do idoso e da idosa, que é uma população cada vez maior e produtiva. Mas a gente sabe que tem muita coisa pra ser feita e o caminho ainda é muito longo a ser desbravado. De fato, inclusive, o conhecimento da população idosa sobre o seu estatuto.”

Comente e participe!