[QrCode] Luizianne eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal

Neste ano de 2023, a deputada federal Luizianne Lins (PT/CE) foi eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) da Câmara. Num momento histórico, de retomada do debate sobre direitos humanos, Luizianne assume a Presidência e elege três vice-presidentes mulheres, formando uma mesa feminina e feminista, feito inédito na comissão. 

A comissão, neste primeiro semestre, promoveu debates, como a audiência pública sobre a Lei Dandara, PL de autoria de Luizianne, que qualifica no Código Penal como hediondo o crime de LGBTcídio; o debate sobre o Plano Juventude Negra Viva, que apresentou soluções para os altos índices de mortalidade da população jovem e negra no Brasil. Também na CDHMIR, Luizianne conduziu debates importantes como o caso da boate Kiss, incêndio criminoso que mais mais de 242 pessoas em Santa Maria/RS, em 2013, ainda hoje impune; a prisão política do jornalista australiano Julian Assange; o recebimento do documento final da Comissão Nacional da Verdade, que apurou os crimes cometidos durante a ditadura; e o Estatuto dos Povos Ciganos do brasil, entre outros temas debatidos.

Com a comissão, Luizianne vem fortalecendo e colocando em pauta temas referentes aos direitos humanos, que ficaram esquecidos nos últimos quatro anos.

As pautas de Mulheres, Juventude, População LGBTQIAP+, Pessoas com Deficiência, negros e negras, trabalhadores e trabalhadoras seguem sendo prioridade no mandato de Luizianne e na sua atuação na CDHMIR.

Para acompanhar todas as informações, debates e proposições que acontecem semanalmente na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, visite a página´da comissão no portal da Câmara dos Deputados, neste link.

Comente e participe!