Luzianne solicita abertura de curso de Terapia Ocupacional na Uece

A deputada Luizianne Lins (PT/CE) enviou ofício ao governador do Ceará, Camilo Santana, solicitando abertura de curso de graduação em Terapia ocupacional na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O pedido atende a apelo da categoria, por meio da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – Regional Ceará (Abrato/Ce).

De acordo com estudos da instituição, a carência de profissionais tem se agravado no Estado, diante de fatores como o envelhecimento populacional, o crescimento da demanda de trabalhos na área e o concomitante encerramento do único curso existente no Ceará.

Com a carência desses profissionais, prefeituras municipais e o próprio Estado ficarão prejudicados, uma vez que a participação deles em equipes de várias políticas públicas tem previsão regulamentar.

“De acordo com o levantamento da Abrato, as demandas já vinham sendo maiores que a capacidade da instituição formadora de preparar profissionais. E existia apenas uma universidade privada ofertando o curso no Ceará, o que limitava o ingresso de jovens de baixa renda que desejassem ter formação na área”, explica Luizianne.

“Tratam-se de profissionais que atuam diretamente nas políticas publicas de seguridade social e prevenção e promoção da saúde, sendo, portanto, de extrema importância”, complementa a deputada.

Comente e participe!